Como surgiu o Google?
O Google Inc. foi criado por dois então estudantes do curso de doutorado da Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, Larry Page e Sergey Brin.
Eles dedicaram seu doutorado ao estudo das propriedades matemáticas da World Wide Web, o nome oficial da internet.
A dupla assinou a dissertação "The Anatomy of a Large-Scale Hypertextual Web Search Engine" (A anatomia de um mecanismo de pesquisa da Web hipertextual em grande escala, em tradução livre).
O estudo, que se tornou o mais baixado da internet, descrevia as propriedades técnicas de um buscador capaz de rastrear a web inteira e listar as páginas com base em relevânci
Foi a partir das ideias da dissertação que a dupla criou, posteriormente, o percursor do Google, o
O sistema determinava a relevância de um website de acordo com o termo de pesquisa, levando em conta o número de páginas naquele domínio e quantas outras páginas, de outros sites, linkavam para ele.
Os critérios usados por esse sistema buscador permanece basicamente o mesmo até hoje. Eventualmente, a dupla acabou trocando o nome BackRub por Google, uma referência à palavra googol — que representa o número 1 seguido pelo número 0 cem vezes.
A empresa foi tomando forma pouco tempo depois, quando Page e Brin começaram a levantar financiamento para a abertura da companhia
Essa captação de recursos incluiu pedidos de empréstimos a parentes e amigos próximos.
Em 4 de setembro de 1998, Google Inc. foi registrada como uma empresa de capital fechado nos Estados Unidos.
Além do buscador, que é o carro-chefe da companhia, o portfólio da Alphabet (empresa-mãe do Google), inclui o sistema operacional Android, os aplicativos Maps, Waze e Fotos, o navegador Chrome, o gerenciador de e-mails Gmail, o serviço de armazenamento em nuvem Google One e Drive, as lojas de apps, música e filmes Google Play, além da plataforma de vídeos YouTube.
Hoje a empresa é uma das dez mais valiosas do mundo, juntamente com grandes bancos e outras gigantes da tecnologia, como Microsoft e Apple.
Comentários
Enviar um comentário